quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Psicanálise e problemas mentais


Psicanálise passa no teste de eficácia para tratamento de problemas mentais
Estamos em tempos de dinheiro curto para a saúde em todo o mundo, e as análises de eficiência e custo são ferramentas atuais. No campo da psiquiatria essas análises são mais difíceis de ser feitas, e muitas vezes as indicações dependiam de trabalhos observacionais.

As terapias psiquiátricas de curta duração vêm sendo privilegiadas por causa da possibilidade de controle dos custos e extensão da terapia. A psicanálise, por suas características únicas envolvendo o desenvolvimento de uma relação entre paciente e terapeutas, encontra resistências, sem trocadilhos psicanalíticos, por parte das seguradoras e órgãos reguladores da saúde. Um grupo de pesquisadores alemães resolveu fazer uma revisão dos trabalhos científicos já publicados sobre a eficiência da psicanálise sobre vários quadros psiquiátricos.

Foram identificados 23 trabalhos que preenchiam os critérios científicos, envolvendo mais de 1050 pacientes e publicados no período de 48 anos, desde 1960. A comparação dos resultados obtidos pela terapia psicanalítica em curto e médio prazo sobre os problemas psiquiátricos foi favorável à psicanálise do ponto de vista estatístico.
A pesquisa, seus resultados e um editorial sobre o assunto estão na edição de 1 de outubro da revista médica "The Journal of The American Medical Association".

Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN

Um comentário:

  1. Caro, só tenho a dizer, que concordo com você. Hoje em dia, a ciência em geral,tem que andar unida, como um todo, e não desmembrada, a psicanálise é fundamental para qualquer área. No geral, evita, muitas vezes, o uso de medicamentos controlados, que, com um uso frequente e abusivo, pode causar sérios danos em nosso organismo.
    Amei o texto postado!!!
    Bjoo Pati

    ResponderExcluir