terça-feira, 3 de março de 2009

Viciados em comida

Pesquisadores norte-americanos desvendam relação entre o cérebro de obesos e o ato de comer










A obesidade pode estar relacionada

com uma lembrança

mais clara do prazer de comer,

sustenta estudo norte-americano.





Você já devorou uma barra de chocolate por pura ansiedade? Pois não é novidade que o ato de comer, além de preencher necessidades nutricionais, libera uma série de substâncias envolvidas com a sensação de prazer. Um novo estudo, publicado recentemente na revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences ( PNAS ), desvenda um pouco dos mecanismos cerebrais por trás do comportamento exacerbado de indivíduos obesos em relação à comida.
O trabalho foi realizado com sete indivíduos de massa corporal (peso dividido pelo quadrado da altura) em torno de 46 kg/m2 - considera-se obeso quem tem mais de 30 kg/m2 -, que tiveram previamente implantados no abdômen um regulador elétrico de apetite. Disponível no mercado americano desde 2005, o aparelho, quando ligado, libera impulsos elétricos diretamente no estômago do paciente, o que aumenta a sensação de saciedade.


Os pesquisadores puderam comparar, através de imagens geradas por tomografia de emissão de pósitrons, as diferentes reações do cérebro desses indivíduos frente à comida com o regulador de apetite ligado e desligado. Assim, determinaram que o aparelho induz mudanças significativas no metabolismo de algumas regiões cerebrais, como a ativação 18% maior no hipocampo direito.


Essa região, tradicionalmente envolvida com o processo de memória e aprendizagem, é também associada aos comportamentos emocionais. "Portanto, o efeito provocado no hipocampo pela estimulação gástrica pode contribuir para diminuir a ingestão de alimentos, pois interfere na recuperação das memórias de recompensa associadas ao ato de comer", comentam os pesquisadores no artigo.


Além do hipocampo, todas as outras áreas do cérebro que foram ativadas (em menor grau) pelo aparelho estão associadas ao padrão de indivíduos viciados em drogas. Os autores comentam que os resultados confirmam as similaridades observadas entre o anseio intenso ativado pelas drogas em viciados e o acionado pela comida em obesos. "Levantamos a possibilidade de que esse aparelho possa interferir no consumo de drogas por usuários", afirmam. "Porém, ainda são necessários mais estudos para averiguar esse efeito."


Por Marina Verjovsky
Ciência Hoje On-line

Fonte:http://www.fepar.edu.br/psicologia/anteriores/29_2006/mundopsico/art03.htm

Um comentário:

  1. Carol, se esta foto não exprime o prazer vinculado a comida, eu não sei então o que seria o prazer,rs. Os olhos dela dizem tudo.Abraços.

    ResponderExcluir