sábado, 8 de agosto de 2009

Como eu (não) pego a Gripe?

A Gripe é causada por um vírus específico, no caso dessa nova epidemia um tipo bastante específico (A - H1N1).

Este precisa chegar em certa quantidade ao nosso organismo (sendo a entrada as mucosas da boca, nariz e olhos) e precisa vencer nossas defesas (condição de imunidade).

O vírus encontra-se nas secreções respiratórias das pessoas doentes (e espalha-se com elas, num espirro ou tosse).

Não voa e nem é indestrutível, mas "aguenta" um período em superfícies lisas e úmidas, cada vez mais fraco e com menos possibilidade de contaminar (estudos mostram que poderia sobreviver de 2 a 10 horas, morrendo com calor, álcool ou cloro).

Em média um espirro alcança 1 metro, se não for protegido (lenços!). Quando entra no nosso corpo, se estiver em uma quantidade muito alta e o corpo não estiver atento / forte, ele se multiplica causando a gripe em até 7 dias, e se espalhando por mais 7 dias dos primeiros sintomas.

Por isso a recomendação do cuidado ao espirrar ou tossir (não espalhar vírus), de evitar aglomerações (grande proximidade por muito tempo aumenta a chance de alguém passar os vírus), ventilar o ambiente (as secreções são facilmente dissipadas), evitar tocar olhos, nariz ou boca (não levarmos os vírus pulverizados num objeto que tocamos à nossa porta de entrada), lavarmos frequentemente as mãos (mante-las limpas dos vírus, bactérias, fungos, etc) e nos mantermos em bom estado de saúde.

Em tempos de epidemia, todo cuidado sensato é importante, por isso muitas pessoas estão inclusive evitando cumprimentos frequentes e beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário