sábado, 25 de setembro de 2010

TPV = Tensão pré-vestibular

A pessoa com tensão pré-vestibular (TPV) pode apresentar sintomas como nervosismo, medo, tensão muscular, tremores, dores de cabeça, náuseas, ansiedade, insônia, alterações no humor, na respiração e no apetite, entre outros, e é de se esperar que uma pessoa nessa situação tenha dificuldade para se concentrar e raciocinar no momento de uma prova.

Não existe uma receita pronta para combater a TPV, mas para aliviar o estresse que aparece no período do vestibular é importante que você cuide de 3 aspectos: o intelectual, o físico e o psicológico.

Para estar com o aspecto intelectual fortalecido é importante que você tenha estudado desde o início do ensino médio com afinco e dedicação e que tenha reservado boa parte do seu tempo para reforçar os conteúdos vistos em sala de aula.

Para evitar o estresse psicológico é fundamental que você tenha pensamentos positivos e que mantenha a calma. Para isso procure ter alguns minutos de sossego todos os dias, reserve um tempo para relaxar e, um dia antes, vá até o local da prova para conhecer o percurso e o tempo gasto até lá.

E para evitar o estresse físico, procure respirar lentamente, prestando atenção ao seu corpo e relaxando as partes onde a tensão costuma se instalar, como nuca e ombros. Faça isso antes de dormir, para garantir um sono tranquilo e reparador.

Os alimentos podem ser inimigos ou aliados, por isso evite os alimentos gordurosos, comidas de difícil digestão, café e bebidas com cafeína, refrigerantes que são estimulantes, açúcar branco refinado e excesso de sal. Os alimentos “amigos” são: banana, passas, amêndoas, brócolis, espinafre, leite morno com mel. São alimentos anti-stress, porque têm vitaminas e proteínas essenciais ao sistema nervoso e dão às células nervosas os nutrientes necessários para estar em plena forma.

Para aqueles que têm dificuldade acentuada em lidar com a TPV, uma possibilidade é buscar ajuda de profissionais especializados que utilizem técnicas como psicoterapia, acupuntura, RPG, pilates, relaxamento, energização, entre outras que auxiliam no controle das emoções.

O importante é você estar em condições de atingir seus objetivos com sucesso!

*Gilvanise Gulicz Vial, Psicóloga e Orientadora Profissional, coordenadora do site www.portalvocacional.com.br e colunista do portal www.vestibulandocuritiba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário