quarta-feira, 8 de julho de 2009

Mitos sobre o emagrecimento


Por Carollaine Graciotto

Depois de ler uma avaliação de um Nutricionista, descobri que tentamos de maneira errônia manter a forma. Depois de abrir os olhos para os vários tipos de tratamentos que enfrentamos, e sem obter o resultado esperado, entendi com esse nutricionista o que temos feito de errado, então, gostaria de compartilhar com vocês:

1. Não adianta fazer exercícios intensos ou por vária horas, poruqe eles só vão queimar carboidratos e não vão queimar aquela gordura localizada que é o que queremos perder. O ideal é fazer caminhadas leves por 30 minutos, duas vezes ao dia, essa sim vai queimar a gordurinha.


2. Beber água ajuda a emagrecer, apesar de alguns especialistas afirmarem que não. Quando não bebemos água, nosso corpo retém o líquido, para não sentirmos falta, então ficamos "inchados". Então beba pelo menos 2 litros de água por dia.

3. O pão integral faz o mesmo efeito que o pão francês normal de cada dia. Ele não ajuda emagrecer e contém auto teor glicêmico como o pão comum. O ideal é o pão de aveia, esse sim faz bem a saúde.

4. Comer grãos não é proíbido. Descobri que o feijão, por exemplo, ajuda a reduzir a gordura do fígado e com isso ajuda na redução de peso. Quando comemos grãos como lentilhas, ervilhas e feijão, ajudamos o nosso pâncreas a descansar de sua produção de insulina, o que diminui a probabilidade de desenvolver uma diabete. Os grãos também ajuda a nos manter saciados, e com isso comemos menos.

5. Mel e açúcar mascavo, apesar de serem naturais e conterem sais e vitaminas, são recebidos da mesma forma pelo nosso organismo. Descobri que o ideal é a "frutose", um açúcar retirado das frutas que é metabolizado diferente pelo nosso corpo. Então vamos de frutose ao invés de açucares lights e adoçantes.

6. O importante não é comer poucas calorias durante o dia, mas sim por refeição. Nosso corpo faz o metabolismo em cada refeição que fazemos. Então, se você come 3 vezes ao dia uma quantidade de 800 calorias por refeição, é isso que o seu corpo vai metabolizar, e só nas 3 refeições que fizer. Se você comer 6 vezes ao dia, 400 calorias por refeição, seu corpo vai metabolizar as mesmas 800 e as 6 vezes que você comer. Entendeu? Seu corpo vai metbolizar mais vezes ao dia, calorias que você ingeriu em menor quantidade, com isso, vão ser eliminadas aquelas gordurinhas. É ou não é um máximo.

7. O perigo não está na gordura, mas sim no açúcar. Fuja dos doces, mesmo que eles não tenham gordura.

Resolvi compartilhar com vocês esse conhecimento, porque sei que não é fácil manter o peso ideal, e depois de sofrer tanto, fazendo tudo da forma errada e sem obter nenhum sucesso, acho que vale a pena transmitir esse "segredo" as pessoas que precisam. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos também, indique o artigo.

Carollaine Graciotto
Graduanda em Psicologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário