quarta-feira, 8 de julho de 2009

Os Benefícios da Frutose

Frutose é um açúcar encontrado na natureza, isto é, extraído das frutas e do mel. É natural, conhecido mundialmente como o "açúcar das frutas", ideal para atletas que necessitam repor suas energias e para crianças, substitui o açúcar convencional tornando a alimentação mais saudável.
Considerando a sacarose ou açúcar comum com poder adoçante 100 e comparado com outros açúcares, a Frutose é mais doce conforme os índices abaixo:
O poder adoçante da Frutose atinge o valor máximo quando utilizada em bebidas frias e levemente ácidas. Em média, 2g de Frutose adoçam mais que 3g de açúcar comum.

Seu uso em dietas de emagrecimento é muito difundido, pois devido ao seu maior poder adoçante, proporciona redução das calorias ingeridas sem sacrificar o agradável sabor doce dos alimentos.
A sacarose quando ingerida por uma pessoa normal resulta no final da digestão, em parte na glicose que é absorvida rapidamente para a corrente sanguínea.

No sistema circulatório, a glicose com ajuda da insulina é absorvida pelas células para lhe fornecer energia, sendo o excesso estocado pelo fígado sob a forma de glicogênio. Este será depois devolvido sob a forma de glicose assim que as células dela necessitarem.

O metabolismo da Frutose é diferente:
1. É absorvida mais lentamente no intestino (cerca de 40% menos) do que a glicose.

2. A Frutose ingerida é inicialmente metabolizada no fígado, sem a presença de insulina, onde parte é convertida em glicogênio.

A condição de passar mais lenta para a corrente sanguínea, sem necessitar a presença de insulina num primeiro estágio, torna a Frutose muito importante para os diabéticos e pessoas com hipoglicemia reativa, pois concorre para evitar picos de altos e baixos no teor de açúcar no sangue (Curvas de Glicemia).

Aos Diabéticos: que seguem, normalmente, um regime alimentar em que carboidratos (farináceos ou açúcares) ainda que reduzidos, não estão totalmente abolidos. Devido ao seu metabolismo especial a Frutose é bem tolerada pelos diabéticos.
Para Regimes de Baixo Teor de Calorias: Graças ao seu maior poder adoçante a Frutose promove uma redução de calorias quando comparada com o açúcar comum. Em virtude da sua absorção mais lenta para o organismo, a Frutose é considerada um inibidor da fome, pois atenua a condição de hipoglicemia (baixo teor de açúcar no sangue) que desencadeia o mecanismo da sensação da fome.
Aos que Sofrem do Fígado: Os doentes do fígado, são na sua grande maioria sensíveis a sacarose mas nunca à Frutose. Este carboidrato garante uma certa energia requerida pelo fígado para as suas inúmeras funções metabolicas (desintoxicação, produção proteínas e outras).
Aos Cardíacos e Hipertensos: A Frutose ao atuar beneficamente no metabolismo do fígado, favorece para que este lance os seus produtos metabólicos no sangue, os quais são importantes, para o funcionamento adequado do músculo cardíaco.
Aos que tem Problemas Gástricos: Ao contrário da sacarose, a Frutose determina uma fraca chamada de ácido clorídrico, amenizando assim, as sensações de hiperacidez.
Aos Desportistas: Sendo a Frutose de absorção mais lenta que outros açúcares , tem condição de fornecer, por tempo mais prolongado, a energia adequada que o desportista necessita do decurso dos seus treinos e competições.

BENEFÍCIOS de FRUTOSE
É um açúcar obtido de fontes naturais e sem contra indicações.
Tem poder adoçante aproximadamente 50% maior que o açúcar comum.
É metabolizado normalmente pelo fígado independente da insulina.
Apresenta um grau de solubilidade maior que o açúcar comum.
Ela não apresenta o gosto residual amargo como a maioria dos adoçantes artificiais.
Realça os sabores e aromas naturais dos alimentos
É absorvido lentamente e portanto não provoca picos de altos e baixos no teor de açúcar no sangue.


Fonte: http://www.saudenarede.com.br/?p=produtos_ver_imprimir&id=935

Um comentário:

  1. muito esclarecedor seu post...obrigada me ajudou muito...irei usar a frutose como adoçante :)

    ResponderExcluir